SOBRE

O Meu Porquê

Ao longo de toda a minha vida percebi o quanto as relações humanas podem interferir (positiva e negativamente) na vida das pessoas.

O exercício de minha carreira docente (mais de 30 anos), me proporcionou uma visão privilegiada da trajetória de centenas de alunos e a oportunidade de observar que, diferentemente do que se poderia supor, nem sempre foram os alunos que obtinham as melhores notas os que mais obtiveram sucesso (em seus diversos níveis) no mundo do trabalho ou na vida pessoal.  Por que isso?  Por que o sucesso nas notas nem sempre se repetia na vida profissional?

​Porque as regras, no mundo do trabalho, são outras!

​Porque aqui fora (no mundo do trabalho), o sucesso não depende apenas de sentar, estudar e tirar nota 10, ou seja, não depende somente do seu Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), mas da qualidade de suas relações intra e interpessoais. Há pessoas que valem-se (apenas)  da sua coleção de notas altas e dos seus quilométricos currículos, acreditando que quanto mais recheados forem, maiores serão suas garantias de sucesso. O mesmo ocorre com as empresas que, por sua vez, também acreditam que quanto mais investirem em infraestrutura e tecnologia, mais serão bem sucedidas. Ocorre que, na prática, as coisas não são bem assim.

É claro que, tanto o investimento em estudo como em infraestrutura e tecnologia são válidos, mas o nosso século parece colocar tudo isso em xeque e enaltecer as soft skills, ou melhor dizendo, valem mais as habilidades ligadas ao comportamento do que aquelas apenas focadas nos conhecimentos, as hard skilss.

Em outras palavras, poderíamos dizer que "currículo é prata, atitude é ouro!".

​​São elas (as atitudes) que criam memórias afetivas nas pessoas que servimos ou com quem nos relacionamos, e fazem com que se surpreendam, se encantem e se fidelizem aos nossos produtos e/ou serviços.

 

É por isso que pesquiso, estudo e acredito na hospitalidade.

E o que é a hospitalidade? Onde podemos encontrá-la?

 

De uma forma muito simples, podemos dizer que a hospitalidade é uma virtude inata na maioria de nós e que, quando bem desenvolvida e colocada em prática, pode vir a ser o grande segredo do sucesso de pessoas, empresas, profissionais, serviços. 

Podemos encontrá-la em muitos lugares, situações e pessoas, todavia não a podemos tocar, mas percebemos claramente quando somos tocados por ela. No entanto, o pior ocorre quando ela não se faz presente, pois a sua ausência abre espaço para suas "irmãs más": hostilidade, arrogância, inospitalidade, indiferença. Essas são (também em minha opinião) as grandes responsáveis pelo insucesso de pessoas, profissionais e empresas.

Empatia, acolhimento, respeito, inclusão, entretenimento, solidariedade, reciprocidade, gratuidade, dádiva, espontaneidade, humanização, sororidade, fraternidade, igualdade, solicitude, alteridade, amizade, encantamento, fidelização, alegria, gentileza, cordialidade, partilha, amabilidade, atenção, afeto, delicadeza, elegância, polidez e simpatia, tudo isso tem a ver (direta e indiretamente) com a hospitalidade e, quando postos em prática, abrem muitas portas. Acredite! Pratique!!

O  tema da hospitalidade me encanta, é apaixonante, atraente e faz (muito) sentido para mim.

É por isso que o escolhi como tema dos meus estudos de pós-graduação desde o ano de 2005, sendo, desde então, o tema que mais amo aprender e dividir o aprendizado, afinal de contas:  hospitalidade é, também, partilha!

É por tudo isso que desenvolvi esse espaço virtual, cujo objetivo é compartilhar algumas das numerosas reflexões  e observações colhidas e desenvolvidas ao longo desses (muitos) anos de estudo. Obviamente, dada à sua amplitude, polissemia, complexidade e profundidade, a hospitalidade será sempre interpretada nesse espaço a partir de minha perspectiva, experiências, conexões e também da forma mais simples possível, afinal de contas:  hospitalidade é, também, inclusão!

Para encerrar, dois lembretes:

1. Há outras interpretações e olhares sobre a hospitalidade, diferentes dos meus e que são, igualmente, válidos e importantes;  

2. Esse site não tem nenhuma ambição acadêmica, pelo contrário, foi pensado para servir a todas as pessoas (de qualquer nível de escolaridade) que se identificam com a hospitalidade e suas (muitas) nuances. 

Seja bem-vindo, fique à vontade, tudo isso foi desenvolvido, com muito carinho, especialmente para você!

NOSSA EQUIPE

ANFITRIÃ

EQUIPE DE APOIO

REVISÃO TEXTUAL

APOIADORES E PATROCINADORES

JULIANA VIEIRA

DENNER HENRI

LIVIA NASCIMENTO

MALLU GOMEZ

MARCOS ANDRÉ (MARCOSA)

MARINEIDE FURTADO

MATHEUS SANTOS

FERNANDO SILVA

MARINEIDE FURTADO

 
ALGUMAS INSTITUIÇÕES E EMPRESAS JÁ ATENDIDAS
Fundaj
UNI-RN
Grupo Vila
Bontempo
logosaern
Restaurante Camarões
Shopping Midway Mall
SERHS Natal Grand Hotel
Cortez On Line
Sebrae RN
Senac RN
Luck Receptivo
Ster Bom
Argus Eventos
Mardelle
Aquatec
Liga Contra o Câncer
Pousada Villas da Serra
Fundaj
UNI-RN
Grupo Vila
Bontempo
logosaern
Restaurante Camarões
Shopping Midway Mall
SERHS Natal Grand Hotel
Cortez On Line
Sebrae RN
Senac RN
Luck Receptivo
Ster Bom
Argus Eventos
Mardelle
Aquatec
Liga Contra o Câncer
Pousada Villas da Serra
K&M Group
CRA/RN
SESCOOP/RN
UFRN
Turistech 2019
Sebrae PB
IFPE
GUTTY Alimentos
ESTHE
EHTCV
AMFORHT
Sebrae PI
Dani Figueiroa
Pref. de Brejo M. Deus
Pref. de Monte Alegre (RN)
GACC RN
Panificadora Paris
K&M Group
CRA/RN
SESCOOP/RN
UFRN
Turistech 2019
Sebrae PB
IFPE
GUTTY Alimentos
ESTHE
EHTCV
AMFORHT
Sebrae PI
Dani Figueiroa
Pref. de Brejo M. Deus
Pref. de Monte Alegre (RN)
GACC RN
Panificadora Paris
Mary Kay
Daya Moda Infantil
SESAP
13
2
8
6
abcmi
11
12
SINGTUR_2
10
7
5
Mary Kay
Daya Moda Infantil
SESAP
13
2
8
6
abcmi
11
12
SINGTUR_2
10
7
5

FALE CONOSCO

Nossa equipe está sempre por aqui. Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em retornar no menor tempo possível.

whatsapp-2071331.png

MANDE UMA MENSAGEM PRA GENTE

VISITE NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Hospitalidade Net
  • Hospitalidade Net
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

© 2020 por hospitalidade.net  |  Todos os Direitos Reservados  |  Brasil  |  Webmaster: Fernando A Silva  |  Políticas de Privacidade e Termos de Uso