Procuram-se Pessoas com Perfil para a Hospitalidade...



A Hospitalidade é um termo abrangente. Apesar da semelhança com o termo hotelaria e turismo, ela pode ser encontrada em quaisquer profissionais e/ou empresas que queiram encantar as pessoas.


No tocante às pessoas, a hospitalidade está em atitudes espontâneas de gentileza, empatia e acolhimento, ou seja, está naqueles momentos em que saímos do script, do roteiro, do protocolo e agimos simplesmente como pessoas que interagem com pessoas, sem o peso de uma relação comercial ou protocolar por trás.


A hospitalidade (sob a forma de acolhimento e/ou nas diversas maneiras de surpreender e encantar os clientes) é uma das mais poderosas estratégias de negócios! No entanto, é preciso compreender que de nada adiantará agir com acolhimento, gentileza, empatia e esquecer o cumprimento de prazos e outros aspectos relacionados à qualidade do produto ou serviço.


Em outras palavras, podemos dizer que a hospitalidade está após a Qualidade, ou seja, após o total cumprimento do contrato previamente acordado com o cliente, após a entrega daquilo que ele comprou.


A Hospitalidade está “além do” negócio!


De uma forma bem simples, podemos dizer que a hospitalidade é, essencialmente, um diálogo humano, é uma relação de gente com gente, tem a ver com a forma como fazemos com que as pessoas se sintam. E quando dá certo, transforma-se numa virtude criadora de vínculos, de conexões emocionais com os clientes. No âmbito dos negócios, esses vínculos/conexões de confiança e de gratidão, geralmente, atendem pelo nome de fidelização!