top of page

Hospitalidade Virtual: Novos Desafios Para Tempos Exponenciais


Refletir sobre a hospitalidade é um exercício para entendê-la como uma atitude de encontro com o outro, a partir de uma postura geradora de empatia pautada em experiências, em trocas.


É preciso perceber que a conjuntura atual caracteriza-se (cada vez mais) pelo avanço tecnológico, pela volatilidade e pluralidade dos cenários, pela velocidade exponencial das mudanças, e que, nesse contexto, urge pensar e antecipar-se à diversidade de expectativas, tendências e exigências por parte dos clientes, sobretudo, dos "cyber clientes".


Atualmente, esses (novos) clientes reconfiguram-se permanentemente nos mais diversificados segmentos, o que exige dos empresários e/ou prestadores de serviços uma renovação constante do olhar, sobretudo, no que diz respeito à dinâmica e às relações que ocorrem no cyber espaço.


O perfil de consumo dos clientes virtuais é formado, ao mesmo tempo, pela expectativa de satisfação que sua marca promete e pelo anseio de ser surpreendido por seu toque pessoal, sua empatia, entre outras coisas típicas das expressões de hospitalidade, mesmo em ambientes virtuais.


Os cyber clientes querem o mesmo que os clientes presenciais: encontrar serviços produzidos em massa que, ao mesmo tempo, os trate como únicos.


Nos dias de hoje, o ambiente virtual é um espaço privilegiado de visibilidade e de relacionamento entre a sua empresa/seu serviço e o seu cliente. Antes de comprar o seu produto ou ir pessoalmente à sua loja, o cliente geralmente experimenta o acolhimento do seu ambiente virtual. A Hospitalidade Virtual Ideal, portanto, pressupõe relacionamento, partilha, atenção máxima.


O "Bem Receber Virtual" resulta da força dos aspectos comportamentais, ou seja, na comunicação com os clientes de forma personalizada, acolhedora e eficaz.


Enfim, é inegável o impacto do mundo virtual nos negócios, nos clientes e nos profissionais. Apenas a adoção de uma postura de aprender, desaprender e reaprender continuamente poderá capacitar o profissional e a empresa a enfrentar esses novos horizontes.


Vale sempre lembrar que o empoderamento para isso emergirá de processos permanentes de autoconhecimento, vontade de servir, de gerar empatia e de buscar a excelência.




85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page