Clique e ouça o texto abaixo
Clique e ouça o texto abaixo
SOBRE
SOBRE
O Meu Porquê
O Meu Porquê
Clique e ouça o texto abaixo
Clique e ouça o texto abaixo
Clique e ouça o texto abaixo
Hospitalidade é INCLUSÃO
Clique e ouça o texto abaixo
Há várias formas de compreender o significado da palavra INCLUSÃO.
O termo envolve vários segmentos tais como: inclusão digital, inclusão social, inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), inclusão escolar etc.
Independentemente do tipo de inclusão que a gente fale e da legislação que a orienta, a gente sabe que incluir depende muito mais de atitudes do nosso dia a dia, do que das leis.
Inclusão é atitude!
Aqui em nosso site, optamos por entendê-la como ato de igualdade entre diferentes pessoas, buscando integrá-las, acolhê-las, a fim de que se sintam parte daquele grupo e, dessa forma, dissolver qualquer tipo de discriminação e/ou preconceito.
A inclusão é especialmente importante para a hospitalidade (e vice-versa), não apenas quando pensamos nas necessidades das pessoas com deficiência, mas quando pensamos em várias outras situações que requerem atenção especial.
Um negócio com um viés inclusivo implica na compreensão da grande pluralidade humana e visa garantir aos clientes internos e externos autonomia e independência, assim como um ambiente organizacional que respeite a diversidade própria da humanidade e, consequentemente, derrube preconceitos e estigmas que possam existir.
Isso inclui, por exemplo, pensar em elevadores com sistemas de mensagem de voz e sinalizações em braile, placas em braile, piso táctil, rampas, mas também inclui pensar em ética, em respeito, em tolerância, em empatia, em gentileza, em compaixão.
É por isso que inclusão não diz respeito apenas a aspectos de infraestrutura, sinalização e equipamentos específicos, implica, principalmente, no “ajuste do olhar” para perceber o que se pode fazer para incluir, acolher ou integrar pessoas, qualquer pessoa! Pode ser até mesmo “enturmar” aquele colega novato que acabou de chegar, ou mesmo convidar colegas aposentados para eventos da empresa (demonstrando assim que não foram esquecidos) ou até voluntariar-se para uma ação filantrópica, isso também é inclusão!
Incluir é somar, é agregar, é criar vínculos! Incluir é fomentar relações humanas, sendo, por isso, uma forma de desenvolver a nossa inteligência intra e interpessoal.
Incluir é viver a beleza da diversidade, é uma ação efetiva de envolvimento e aproximação.
Este texto foi útil pra você? Comente e compartilhe!